
A Pastoral da Acolhida tem entre suas principais funções acolher bem a todos, dar informações, acompanhar e orientar os fiéis, estar atenta às suas necessidades, entregar folhetos e informativos, observando o andamento das celebrações.
Proporcionar um ambiente celebrativo em que todos se sintam bem recebidos, se sintam em família e assim participem melhor da celebração, retornando às suas casas mais felizes e agradecidos, com vontade de participar e ser membro da comunidade.
Tem o objetivo de dar assistência ao sacerdote no serviço de altar, mas seu grande propósito é o de despertar as crianças, adolescentes e jovens para o verdadeiro amor a Deus e para uma participação ativa na vida da comunidade, levando-os a um verdadeiro crescimento espiritual.
O Apostolado da Oração é um grupo de fiéis devotos ao Sagrado Coração de Jesus que tem por missão rezar pelas diversas necessidades e principalmente pelas intenções indicadas pelo Papa.
Realizam visitas às casas, de modo particular aos enfermos, rezando e meditando a Palavra de Deus, partilhando dores e alegrias.
Os compromissos dos membros são a oração diária com oferecimento do dia (súplica e reparação, em união com o Sacrifício Eucarístico). Intensa vida sacramental, sobretudo eucarística. Devoção ao Espírito Santo, ao Sagrado Coração de Jesus, a Maria Santíssima.
O Encontro de Casais com Cristo (ECC) é um serviço da Igreja em favor da evangelização das famílias. Procura construir o Reino de Deus, a partir da família, mostrando pistas para que os casais se reencontrem com eles mesmos, com os filhos, com a comunidade e, principalmente, com Cristo. Para isto, busca compreender o que é ser Igreja hoje e de seu compromisso com a dignidade da pessoa humana e com a justiça social.
Formado por jovens e para os jovens a fim de inseri-los na vida da comunidade de fé, num ambiente de fraternidade e amizade.
O jovem é, ao mesmo tempo, sujeito e destinatário da missão que realiza e são eles os primeiros e imediatos apóstolos dos jovens, exercendo o apostolado pastoral entre seus próprios companheiros.
A Pastoral da Liturgia cuida da organização e harmonia da dimensão celebrativa. Para que haja participação de todos, é preciso que se planeje e prepare todas as etapas, com carinho e dedicação. Os objetivos da Pastoral são:
refletir sobre o verdadeiro sentido da liturgia em nossa paróquia;
estudar e aprofundar os temas litúrgicos;
dinamizar as celebrações, envolvendo as várias pastorais e fiéis na participação da liturgia.
O Grupo da 3º Idade é um grupo de pessoas cujo objetivo comum é integrar os idosos na comunidade com base na sua participação, elevar sua autoconfiança com relação às próprias capacidades e desempenho, possibilitando assim a conscientização da sua importância na família, na comunidade paroquial e na sociedade.
Atuam servindo o altar, auxiliando o sacerdote e distribuindo a Santa Comunhão na celebração eucarística. É também sua missão ir ao encontro dos irmãos enfermos em uma ação evangelizadora, levando a Palavra de Deus e a comunhão.
A Pastoral da Música é responsável por animar a vida litúrgica da Igreja. Acompanha, anima e apoia a formação dos grupos musicais em toda paróquia, promovendo assim uma melhor integração da música na liturgia, em celebrações, cursos e encontros.
"A música é uma linguagem privilegiada que exprime e manifesta a alma e a cultura de um povo; para a liturgia ser autêntica e a participação ser profunda, deve-se usar a linguagem musical que melhor expresse a fé e a oração do povo orante." (Doc 7. CNBB. nº 2.1)
A pastoral do batismo tem como objetivo preparar pais e padrinhos para crescerem na consciência do sentido do batismo e dos demais sacramentos, mostrando a eles a importância da participação ativa na vida da Igreja e da responsabilidade da educação dos filhos na fé.
A catequese é a formação permanente da Fé que se inicia na família, desde os primeiros passos e vai até o final da vida. Seu objetivo principal é a formação básica da fé, preparando para receber os sacramentos de iniciação cristã e a perseverança na comunidade.
Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária e é uma tarefa que deve ser de responsabilidade de todos os cristãos e não apenas do catequista.
O dízimo é um sinal de compromisso de fidelidade com Deus, com a Igreja e com os pobres. Jesus, na sua infinita bondade, instituiu a sua Igreja, para ela evangelizar, catequizar, servir e santificar. E, para que ela possa desempenhar a missão, necessita de recursos materiais, que devem provir de nós, seus filhos, que somos e formamos a Igreja viva de Cristo.
Seu objetivo é a manutenção dos bens temporais da Igreja, concretizando as três principais dimensões do dízimo: social, religiosa e missionária.
A pastoral dos Noivos é formada por casais que se dedicam a orientar e passar informações religiosas e espirituais aos que se preparam para o casamento. Tem como objetivos:
– Proporcionar uma reflexão madura e séria a respeito do compromisso que os noivos vão assumir.
– Criar laços de amizades entre os casais e despertar para a vida de comunidade.
– Ajudar a detectar os problemas que prejudicam o casamento, ressaltando a necessidade do diálogo, da compreensão, da fidelidade, do perdão, da doação, na vida da família.
– Despertar o espírito de fraternidade, solidariedade, fé, sentido da vida e o valor da oração.
– Pensar com os noivos no tipo de família que desejam formar, nos filhos que virão, na sua educação, nos exemplos que lhes darão.
É a Pastoral que se preocupa diretamente com os novos métodos e instrumentos de comunicação. O Senhor, que deseja continuar se comunicando conosco, continua desejando chegar a diversos lugares, para falar a diferentes públicos por meio dos diferentes instrumentos de comunicação. Esse é o papel da Pascom. Usar todas as formas e instrumentos de comunicação para levar a Boa Nova do Senhor a todos, responsabilizando - se pela divulgação e cobertura dos eventos Paroquiais.
A Pastoral da Ornamentação tem o propósito de auxiliar as celebrações por meio e ornamentos e símbolos litúrgicos. Contribui para a condução à comunhão com o Deus de Amor, "Beleza de todas as belezas" (Santo Agostinho).
É um Projeto que visa a formação humana, doutrinária e espiritual da família, para que ela encontre o verdadeiro sentido da sua existência. Ser família é ser reflexo daquilo que o próprio Deus é: perfeita comunhão, amor e doação.
O processo de formação envolve aspectos fundamentais da vida familiar: comunhão com Deus, o conhecimento de si e o encontro com a realidade do próximo, o amor como essência da vida e suas dimensões, afetividade e sexualidade, e relacionamento pais e filhos.
A formação básica tem três etapas:
Primeiro ano – o casal é estimulado a se descobrir como família, família que é um ninho de amor.
Segundo ano – momento em que se avalia todo crescimento da família durante o primeiro ano, e a partir daí mergulha nas necessidades de crescimento de forma mais profunda.
Terceiro ano e seguintes – momento de ser Igreja, trata-se do testemunho, do crescimento alcançado, acompanhado por uma formação permanente. Por ser uma atividade direcionada para toda a família, as crianças, durante as reuniões, também são acompanhadas por uma equipe responsável que ministra momentos de evangelização e de descontração.
O Grupo de Oração é a célula fundamental da Renovação Carismática Católica; é o lugar da expectativa e, ao mesmo tempo, da realização da promessa perene de Deus; é cenáculo de Pentecostes dos dias atuais, onde juntamente com Maria nos reunimos em humildade e oração.
É Evangelizar com renovado ardor missionário, sempre em vista da renovação espiritual constante, tanto pessoal como comunitária, sob a ação do Espírito Santo.
O Terço dos Homens, como o próprio nome já sugere, é a oração do terço realizada pelos homens. A missão deste terço é resgatar para o seio da Igreja de Cristo homens de todas as idades, pois a presença masculina na Igreja é imprescindível para a formação da família e de uma sociedade cristã. O Terço dos Homens é um exemplo de fé e devoção.
Momento de contemplação dos Mistérios de Cristo, associado ao louvor e à súplica a Maria, e ainda a oportunidade de maior engajamento dos homens do Terço na vida litúrgica e pastoral da paróquia. Verdadeira fonte de restauração, conversão e libertação através da interseção de Maria Santíssima.
As Conferências Vicentinas são grupos de leigos católicos e voluntários que junto com a Igreja Católica ajudam os mais necessitados das comunidades. Vivem de doações de pessoas que colaboram com dinheiro, alimentos, roupas, sapatos, remédios, material escolar, etc.
Visitam regularmente as famílias necessitadas, constatam a real necessidade de cada pessoas e família e levam o alimento e a Palavra de Deus.



